A história do Tiramisù, uma sobremesa tipicamente italiana, é no mínimo controversa. Várias regiões da Itália disputam para ter a paternidade dessa receita que conquistou o mundo: Piemonte, Lombardia e Toscana.
Entretanto, muitos consideram que foi inventado na região de Veneto, mais especificamente em Treviso. Reza a lenda que o Tiramisù surgiu em um orfanato dessa pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local e foi criado por uma senhora que estava acostumada, quando pequena, a ter merendas calóricas, e por isso juntou as bolachas, o café e uma fatia de queijo, dando origem ao doce.
Há quem diga também, que as venezianas tinham o hábito de oferecer o doce para os seus amantes ao entardecer. A combinação de café com chocolate, considerados estimulantes, deu ao tiramisù a fama de afrodisíaco.
Histórias e curiosidades a parte, como não se maravilhar com esse doce?
Provar e se surpreender com o sabor do tiramisù durante sua viagem à Itália é praticamente uma “parada obrigatória”. O curso de italiano “Prendiamo l´aereo” da Al Volo é ideal para quem planeja viajar para Itália e saber um pouco mais de como lidar com as situações rotineiras de um viajante, como fazer pedidos em um restaurante.
Comentários